Índice do Fórum PASTORALIS Vivência Pastoral Pastoral Litúrgica Ao terminar a missa, quando é que posso sair? |
Final Tópico anterior Próximo tópico |
| |
|
|
|---|
| Enviado por | Tópico |
|---|
|
Re: Ao terminar a missa, quando é que posso sair? | #2 |
|||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
Sacristão
![]()
Cadastrado em: 18/2/2005
De Campinas, SP, Brasil
Level : 12 Fé : 0 / 293 Grupo:
Paroquianos ![]() |
raaoliveira,
A Paz de Jesus! Eu acho que a Missa acaba quando ela termina Da Instrucao Geral do Missal Romano, Cap 2: Citando: D) RITOS DE ENCERRAMENTO Logo concluo que devemos sair apenas apos o sacerdote deixar o altar, seja pelo corredor da frente ou por tras para a sacristia. E de bom grado, no entanto, esperar ate o encerramento da musica final, como sinal de respeito aos musicos. Eu acho Que Deus abencoe, +++ Dani |
||||||||||
Enviado em: 13/09/2006 17:23
|
|||||||||||
|
Re: Ao terminar a missa, quando é que posso sair? | #3 |
|||||||||
|
Sub-diácono
![]()
Cadastrado em: 26/2/2005
De Brasília
Level : 23 Fé : 0 / 563 Grupo:
Paroquianos Místicos AMIGOS do Conselho Comunidade de Oração ![]() |
Pronto, o Dani falou tudo!
![]() |
||||||||||
|
Enviado em: 13/09/2006 17:34
|
|||||||||||
|
Re: Ao terminar a missa, quando é que posso sair? | #4 |
|||||||||
|
Lírio de Deus
![]()
Cadastrado em: 02/4/2005
De Florianópolis - SC
Level : 29 Fé : 0 / 722 Grupo:
Conselho DIRETOR Paroquianos Místicos Moderação Editoria de Liturgia Editoria Pastoral Comunidade de Oração ![]() |
Olá meus irmãos a paz!
Contribuindo um pouquinho também, já que o Dani disse tudo * RITO FINAL Conhecido como o Rito da Bênção, é o desfecho da Santa Eucaristia. Após os comunicados e avisos importantes a serem apresentados à comunidade é uma boa prática que a Equipe de Liturgia indique à Assembléia o compromisso da semana, baseada na liturgia que acaba de ser desenvolvida. Ao dar a bênção, o celebrante traça uma cruz sobre a Assembléia, e todos podem inclinar a cabeça. Existem outras fórmulas de bênçãos mais solenes, de acordo com a festa litúrgica. Eis, por exemplo, a bênção que o Missal Romano traz para o primeiro dia do ano: CEL: Que Deus todo‑poderoso, fonte e origem de toda a bênção, vos conceda a sua graça, derrame sobre vós as suas bênçãos e vos guarde sãos e salvos todos os dias deste ano! ASS: Amém! CEL: Que vos conserve íntegros na fé, pacientes na esperança e perseverantes até o fim na caridade! ASS: Amém! CEL: Que Ele disponha na sua paz os vossos atos e vossos dias, atenda sempre vossas preces e vos conduza à vida eterna! ASS: Amém! CEL: A bênção de Deus todo‑poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre! ASS: Amém! O celebrante pode também abençoar com outras palavras, de acordo com as circunstancias. Os franciscanos, por exemplo, utilizam muito a oração conforme Nm 6, 22‑27, que diz: "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja benigno; o Senhor mostre para ti a sua face e te conceda a paz". Cada fiel deve se colocar pessoalmente sob aquela bênção, como seu nome e sua vida. Não saia da igreja antes da bênção final. A missa termina com a bênção e em seguida vem o canto final, que deve ser alegre, pois foi uma felicidade ter participado da Missa. E desejável também que a Assembléia só saia da igreja após a retirada do celebrante, acólitos e ministros. Exercite também o espírito de comunidade, conversando mais com seus irmãos. Ao chegar em casa, dê um abraço em todas as pessoas da sua família, saudando com "A Paz e Cristo"; mostre que você está em estado de graça, pois acaba de vir da Santa Eucaristia, que representa um encontro com o Senhor e com os irmãos em Cristo. Fontes Bibliográficas: Missal Romano, co‑edição de Edições Paulinas e Editora Vozes, 1991 A Missa Parte por Parte, Padre Luiz Cechinato, Editora Vozes, 1993 Liturgia da Missa (Opúsculo), Edições Paulinas, 1979 . http://www.santuariopenha.com.br |
||||||||||
|
Enviado em: 14/09/2006 23:02
|
|||||||||||
|
Re: Ao terminar a missa, quando é que posso sair? | #5 |
|||||||||
|
Sacristão
![]()
Cadastrado em: 08/11/2005
De Brasília
Level : 11 Fé : 0 / 269 Grupo:
Paroquianos Místicos ![]() |
Amigos,
Como fiel, eu espero que o celebrante se retire para só depois sair, como consta nas orientações que vc postou. Como músico, eu não me incomodo com as pessoas saindo durante o canto final. Até pq lá no Santuário sempre tem uns empolgados que ficam atrás dos músicos cantando... Abraços! Paz e Bem! |
||||||||||
|
Enviado em: 18/09/2006 15:52
|
|||||||||||
|
Re: Ao terminar a missa, quando é que posso sair? | #6 |
|||||||||
|
O Paizão
![]()
Cadastrado em: 16/5/2006
De Campanha MG
Level : 14 Fé : 0 / 330 Grupo:
Paroquianos AUXILIAR do Conselho Editoria Enciclopédia e FAQ ![]() |
Em geral o padre mal termina de dar a benção final e o povo se desespera para sair. Se bobear passa por cima. hehe
Mantenho-me de pé até o sacerdote "desaparecer" na sacristia. Quem estiver com pressa que saia pelo outro lado do banco. Esclarecedor este tópico. |
||||||||||
|
Enviado em: 12/04/2012 10:29
|
|||||||||||
|
Re: Ao terminar a missa, quando é que posso sair? | #7 |
|||||||||
|
Sacristão
![]()
Cadastrado em: 08/11/2005
De Brasília
Level : 11 Fé : 0 / 269 Grupo:
Paroquianos Místicos ![]() |
Essa galera que sai correndo é o pessoal do "Ide em paz e o Senhor vos alcance!"...
![]() |
||||||||||
|
Enviado em: 27/08/2012 14:32
|
|||||||||||
Topo Tópico anterior Próximo tópico |
|

Opções
Imprimir
Agrupar
Novos primeiro