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Dinâmicas de Grupo
#1
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Gostaria de convidar vocês para compartilharem dinâmicas de grupo neste tópico, que poderiam servir de subsídio para catequistas ou coordenadores de grupos.

Abraços,
Marcinha

Editado por Marcia em 16/04/2005 11:54:03
Editado por Marcia em 16/04/2005 12:02:06

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Re: Dinâmica de Grupo
#2
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Baú das Recordações
(Dinâmica de auto-conhecimento)

Público-Alvo:
grupos de jovens ou de adultos, formados há algum tempo.

Material:
cada pessoa deve trazer para o encontro uma recordação, um objeto que guarda por algum motivo especial.
O animador deve confeccionar previamente um Baú, onde serão depositadas as recordações, e uma pequena chave numerada para cada integrante. A numeração da chave indica a ordem de participação.
O animador coloca o baú sobre uma mesa, no centro do grupo. Ao lado dele, encontra-se as chaves numeradas. À medida que os participantes vão chegando, depositam sua recordação no baú, retiram uma chave e vão ocupar o seu assento, formando um círculo em volta do baú.

Desenvolvimento:
1. O animador motiva o exercício, com as seguintes palavras: “Nós, seres humanos, comunicamo-nos também através das coisas... os objetos que guardamos como ‘recordações’ revelam a nós mesmos, assim como expressam aos demais, algo de nossa vida, de nossa história pessoal e familiar... Ao comentarmos nossas recordações, vamos revelar hoje parte dessa história. Preparemos nosso espírito para receber este presente tão precioso constituído pela intimidade do outro, que vai partilhá-la gratuitamente conosco”.
2. O animador convida a pessoa cuja chave contenha o número 1 a retirar sua recordação do baú, apresentá-la ao grupo e comentar o seu significado; os demais podem fazer perguntas. Assim se pode continuar a dinâmica até que seja retirada do baú a última recordação. O animador também participa.

Avaliação da Dinâmica:
· Para que serviu o exercício?
· Como nos sentimos ao comentar as nossas recordações?
· Que ensinamento nos trouxe a dinâmica?
· O que podemos fazer para nos conhecermos cada vez melhor?

Fonte: http://www.salvatorianos.org.br/baurecordacao.htm

Editado por Marcia em 17/04/2005 13:56:49

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Re: Dinâmica de Grupo
#3
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Balas
(Dinâmica de reflexão)

Objetivos
· Capacidade de observação;
· Vivência num mundo classista;
· Reflexão sobre a realidade social.

Material
Um quilo de balas.

Passos Metodológicos
Do grande grupo escolher uma boa parte para a vivência da dinâmica. Com este grupo, prosseguir da seguinte forma:

- Formar três grupos (Não falar nada): 1- o grupo menor (classe burguesa); 2- o grupo um pouco maior (classe média); 3- o grupo formado pela maioria grupo pobre.

- O 1º grupo (1) recebe excesso de balas; o 2º grupo (2) recebe uma quantia que dá, mais ou menos, para todos; o 3º grupo (3) recebe uma quantia que é totalmente insuficiente.

- Deixar que o grupo mesmo se dê conta do que está acontecendo e observar as reações.

- O grupo que não participa da dinâmica (grupo observador) anota todos os fatos que acontecem.


Em plenário

1) Aos que vivenciaram a dinâmica, perguntar:
- o que sentiram? como se sentiram? o que representa cada grupo? como reagiram diante da situação vivenciada?

2) Ao grupo observador, perguntar:
- o que viram? Que fatos, atitudes chamaram a atenção?

3) Perguntar a todos:
- Que lições podemos tirar daquilo que vivemos nesta dinâmica? (Se possível anotar no quadro negro e sistematizar ).

Fonte: http://www.salvatorianos.org.br/bombom.htm
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Re: Dinâmica de Grupo
#4
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Dinâmica da Palavra

Exemplo: Conteúdo – Bíblia.
a) Tiras de papel e nelas escritas as palavras: Novo Testamento, Antigo Testamento; Bíblia, Palavra de Deus, 47 livros, 27 livros, 73 livros, Biblioteca, Povo, Deus, Comunicação, Versículo, Capítulo... Jesus Cristo, Gêneses, Atos dos Apóstolos, semente, justiça, fraternidade.
b) Dar uma tira para cada participante que tentará criar uma frase. Esta frase (palavra) será colocada no quadro.
Após cada qual dizer a sua, escolher a frase (palavra) que mais corresponde ao assunto. Aprofundar as outras.
c) O catequista formulará frases com as palavras que estão em tiras. A que for dita será levantada: Ex: A Bíblia está divida em Antigo Testamento e Novo Testamento. (Todos repetem para memorizar).
d) Colocar no chão a Palavra Bíblia e com ela iniciar a montagem de um dominó. A cada palavra que vai sendo colocada, deverá ser formulada uma frase.
e) Com todas as palavras no chão observar o desenho que foi feito. Levantar, se possível, símbolos já existentes na Bíblia relacionados com a Palavra de Deus.
f) Como vamos viver esta Palavra em nossa vida?

Fonte: http://www.salvatorianos.org.br/palavra.htm
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Re: Dinâmicas de Grupo
#5
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O PRESENTE

Esta dinâmica ajuda a ressaltar as qualidades de cada um dos membros do grupo, dando oportunidade de reconhecimento de certos sentimentos.
Esta dinâmica funciona bem também em grupos onde há grande desmotivação, baixa auto-estima ou pouca integração do membros.


Preparação da dinâmica:
O organizador seleciona algumas qualidades (tantas quantas forem os participantes) e faz uma descrição das mesmas.
Esta descrição deve estar escritas individualmente em papéis dobrados para serem sorteados

Exemplo:
1. PARABÉNS!
*Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.

2. ALEGRIA! ALEGRIA!
Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.

3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.

4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.

5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.

6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.

7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc...).

8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais BRINCALHÃO.

9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.

10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.

11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.

12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.

13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.

14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.

15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 " O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.

16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.

17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES !



O Presente:
O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.


Disposição e local:
os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.


Como desenvolver a dinâmica:
O organizador pega o presente e sorteia uma qualidade. Ele olha para todos os colegas e entrega o presente para a pessoa do grupo que mais representa aquela qualidade.

Exemplo: Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silência e lê o texto do papel sorteado.

A pessoa que recebeu o presente, sorteia outra qualidade e entrega ao colega que mais representa a qualidade. Até que o último receba o presente, ele seja aberto e dividido com todos.


Possível Problema da Dinâmica
Eventualmente alguém pode ficar sem receber o presente ou não ser lembrado por nenhuma qualidade.
Para evitar constrangimento, é sugerido ao organizador duas opções:
1) determinar previamente que cada um só seja relacionado com uma qualidade
ou
2) para aqueles que sobrarem, o grupo destacará uma qualidade e explicará o porquê o colega está sendo qualificado daquela forma.


Variação
Para facilitar, ao invés de sortear o papel com a qualidade, pode ser dado a opção para o grupo escolher qual qualidade quer presentear.


observação:
- Já testei esta dinâmica, e funcionou melhor com jovens e adultos.

- Ao aplicar com crianças, foi necessário modificar algumas qualidades(para por exemplo, obediente, bonzinho, carinhoso, estudioso, etc) e fazer um trabalho de compreensão das qualidades antes de iniciar a dinâmica(exemplo: "o que é ser bonzinho?", "quem aqui é carinhoso?", etc )

- Não tive oportunidade para testar esta dinâmica com adolescentes.

- esta dinâmica foi adaptada de uma outra disponível na Cooperativa do Fitness.

Editado por Marcia em 17/04/2005 13:40:31
Editado por Marcia em 17/09/2005 20:11:01

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Re: Dinâmicas de Grupo
#6
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O JOGO DAS QUALIDADES

Vi esta dinâmica sendo aplicada em um grupo adulto, que estava passando por um momento de grande desmotivação e baixa auto-estima. Os resultados foram muito positivos e puderam ser sentidos logo no fim da aplicação (o clima pesado foi substituído por um clima de descontração, surpresa e satisfação).


Material Necessário
- folhas A4
- quadro ou flip-chart ou qualquer outro local onde possa escrever e ser visualizado por todos.


Grau de Dificuldade
De simples aplicação


Desenvolvimento
O organizador distribui o papel A4 e solicita a cada um que escreva 3 qualidades de todos os demais membros (tendo em mente a justificativa).

Combina-se um tempo para terminar esta parte da atividade.

Após o tempo combinado ter se esgotado, todos os participantes são convidados a se reunirem em círculo.

O organizador lê para as três qualidades que ele achou em cada um dos participantes, explicando as razões. Então um outro participante também faz o mesmo, até que todos tenham feito.

Enquanto a pessoa vai falando as qualidades, um outro participante está anotando-as em local visível.


Observações
- os resultados desta dinâmica são imediatos, pois destaca-se apenas o lado bom de cada um.
- percebeu-se que após certa altura da aplicação desta, as qualidades vão sendo reforçadas por outros colegas (vários colegas citando a mesma qualidade) e também foi criando uma compreensão comum mais positiva de cada participante.
- percebeu-se também que os resultados desta simples dinâmica, foram reforçados no dia-a-dia (as pessoas ficaram lembrando das qualidades dos outros e também comentando "ah.. tal pessoa também tinha esta outra qualidade XXX")
- esta dinâmica é de melhor aplicabilidade em grupos menores (até 15 pessoas) para que os participantes não fiquem dispersos.

- Agradecimentos especiais ao meu querido coach Thadeu Martins, que me ensinou pela prática a importância da aplicação de dinâmicas de grupos. Esta foi a primeira dinâmica que eu vi ele aplicando.
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Re: Dinâmicas de Grupo
#7
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COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO...

Também aprendi esta dinâmica com o meu querido coach e é bem simples de ser aplicada.

Ela é sempre aplicada no final de alguma atividade (ou reunião) e ajuda a criar uma compreensão comum e sumarizada da atividade desenvolvida.

É uma técnica muito simples e muito boa! Experimente!



Desenvolvimento
Os participantes são convidados a exporem o que estão sentindo após a realização da atividade.

As pessoas então se expressam e têm a oportunidade de falar resumidamente sua opinião sobre o assunto desenvolvido. Os pontos negativos são tratados individualmente e os pontos relevantes são destacados para tratar em conjunto em uma próxima reunião ou atividade.
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  •  CarinaPoswar
      CarinaPoswar
Re: Dinâmicas de Grupo
#8
Lírio de Deus
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Passar Amor

Objetivo: a brincadeira do Passa Amor pode ser utilizada nos encontros que falem sobre partilha, valorização da pessoa humana, sobre o Sagrado Coração de Jesus, etc...

Material: Confeccione um coração de cartolina em um tamenho que fique escondido no meio de nossas mãos (pode se escrever Jesus no centro do coração).

Como brincar: Essa brincadeira na verdade é conhecido Passa anel, só que em vez de passarmos um anel iremos passar um coração. Sorteia-se a criança que via passar o coração. As outras sentam-se lado a lado, com as mãos fechadas (como para rezar) no colo. A que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, ou seja, finge que põe o coração na mão de cada um dos participantes, na verdade, só deixa cair na mão de um. Quando acaba, abre a mão mostrando que nãoestá mais com o coração. Ao terminar, a criança pergunta a um dos participantes: quem está com Jesus no coração? Se a criança acertar, vai passá-lo na vez seguinte.

Dessa forma a criança aprende brincando que Jesus está em todas as pessoas e que é necessário enxergarmos sua presença no irmão, todas as pessoas podem partilhar amor.

Catequese on line: http://geocities.yahoo.com.br/catequeseonline/



Caça ao tesouro

Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas.

Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é interessante aumentar o número de questões propostas.

Material necessário: uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.

Descrição da dinâmica: o coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem.
A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.

1. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus:
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes:
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade:
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras:
5. Alguém que use óculos:
6. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua:
7. Alguém que goste de verde-abacate:
8. Alguém que tenha a mesma idade que você:
9. Alguém que esteja de meias azuis:
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?):

Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo.



Fotolinguagem - Comunicação

Objetivo: Olhando para as fotos sobre a realidade que se vive, aprender a ligar dois ou mais fatos e ter uma opinião sobre eles.

Material necessário: Fotos de jornais e revistas espalhadas por toda a sala.

Número de participantes: Se houver mais de oito pessoas, deve-se subdividir em grupos de cinco.

Descrição da dinâmica: Os participantes passeiam pela sala, olhando as fotos e escolhem duas fotos que tenham ligação entre si.
Depois, durante 7 minutos, pensam nas seguintes questões:

a) Que realidade me revelam?
b) Qual a ligação entre elas?
c) Por que me identifiquei com elas?

Cada um apresenta as fotos e as conclusões às quais chegou. O restante do grupo pode questionar a ligação dos fatos entre si e fazer uma duas perguntas para clarear melhor as afirmações.



Técnica - " Dentro e fora do coração"

Primeiro momento
Colocar o cartaz com o desenho do coração no centro da sala
Cada pessoa escreve, fora do coração, uma palavra que expresse o que vê e ouve das pessoas da comunidade a respeito do mundo das drogas e das vítimas da dependência.

Segundo momento
Escreve dentro do coração uma palavra que expresse o que esta sendo feito para mudar a problemática das drogas em nossa comunidade e na sociedade de modo geral.

Terceiro momento
Pedir aos jovens que comparem o que está escrito dentro e fora do coração

Quarto momento
Nossa comunidade tem agido com misericórdia para com as vítimas das drogas?

Gilma Maria de Souza Neubaner.


Obs.: A dinâmica foi tirada do subsídio “Dinâmica em Fichas” - Centro de Capacitação da Juventude (CCJ) - São Paulo - Site na internet: http://www.ccj.org.br

Editado por Carina em 20/04/2005 14:19:18
Editado por Carina em 20/04/2005 14:32:08
Editado por Carina em 20/04/2005 14:35:54

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Enviado em: 20/04/2005 14:17
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Re: Dinâmicas de Grupo
#9
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DEBATE "6 por 6"

Dinâmica de grupo para ser trabalhada quando houver um número muito grande de participantes. Consiste na formação de pequenos grupos de 6 pessoas que discutem um determinado assunto durante 6 minutos (ressalta-se que tanto o número de pessoas, quanto a quantidade de tempo pode ser alterado, de acordo com necessidade ou conveniência). Esta dinâmica permite a participação de todos os presentes; estimula ambiente de informalidade, a troca de idéias, a desinibição dos participantes, a divisão de trabalhos, entre outros. Esta técnica é muito útil também para testar e formar o consenso de um grupo grande. Nao adequado para aplicar com criancas, por causa da complexidade dos desdobramentos.

Procedimentos para aplicação da dinâmica:
I – Preparo prévio:
- perguntas, problemas ou roteiro de discussão de cada subgrupo;

II – Apresentação da dinâmica:
- apresentar ao grande grupo o funcionamento da dinâmica, seus objetivos, os papéis e atitudes esperados de cada participante e o tempo para discussão;
- Segmentar os grupos (a segmentação pode ocorrer por meio de sorteio. Quando apliquei esta dinâmica colei números embaixo das cadeiras sem que os participantes soubessem, assim como os membros das panelinhas sempre sentam perto um do outro, as panelinhas foram desfeitas e houve a possibilidade de prover maior integração no grande grupo). Atentar para que o numero de participantes do subgrupos seja igual ao numero de subgrupos;
- antes de distribuir os roteiros de discussão, pedir para que os membros dos subgrupos se apresentem, que escolham um coordenador para os debates e um relator para fazer as anotações; (dar mais ou menos uns 10 minutos para eles fazerem esta etapa)
- distribuir os roteiros de discussão

III – Discussão
- Antes do início da discussão, o coordenador determina um número seqüencial (iniciando do 1) a cada participante. (Quando apliquei esta dinâmica, dei um conjunto de crachás numerados a cada coordenador. Quando os subgrupos de formavam, o coordenador distribuía os crachás. Quando novos subgrupos iam se formar, as pessoas deixavam os crachás nas cadeiras, e iam procurar seu novo grupo).
- Terminado o tempo de discussão, cada membro vai procurar os subgrupos dos que tinham número 1, dos que tinham número 2, e assim por diante;
- formado os novos subgrupos, novamente ocorre a apresentação dos membros do grupo e a escolha de um coordenador das discussão e relator do grupo
- cada um apresenta para os demais as conclusões e discussões do subgrupo anterior;
- esgotado o tempo de discussão, todos voltam ao grupo grande e os relatores dos dois subgrupos se reúnem na frente para apresentar os pontos discutidos nos subgrupos.
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Re: Dinâmicas de Grupo
#10
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A VELA E O COPO

Procedimentos
1. Pedir para os participantes observarem com detalhe tudo aquilo que será feito.
2. Colocar uma vela sobre a mesa e acendê-la cuidadosamente. Deixar queimá-la por alguns segundos.
3. Em seguida, pegar um copo ou vidro transparente e, cuidadosa e lentamente, colocar sobre a vela. Aos poucos, ela se apagará.
4. Deixá-la assim e pedir que as pessoas falem o que sentiram ou observaram, quando viram a experiência.


Material a ser usado
· 1 vela;
· fósforos;
· copo ou vidro transparente.


Utilidade Pastoral
Palestra sobre:
· amizades possessivas;
· sentir-se preso/sufocado;
· fechamento em si mesmo;
· fechar-se à graça de Deus;
· superproteção, etc


Lição: Nada sobrevive, quando uma pessoa se sente prisioneira de alguém ou de si mesma.

Fonte: http://www.salvatorianos.org.br/
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Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.
Enviado em: 21/02/2006 08:31
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