Mãe de Deus e Jesus Cristo Pastoralis - 2 anos com você! Sua Santidade o Papa Bento XVI Vaticano - Santa Sé Concílio Vaticano II
Nome:   Senha:      Fazer cadastro

Bookmarks

Indicar isto em:

Últimos Posts

Mais Lidos

Intenções:

Top: Enciclopédia

Downloads

Gestos na Santa Missa - Parte I - Formato de livro para impressão e uso
Versão:
Miscelânia
Tamanho: 244 KB
Data: 07/02/2009
Submetido por: tht
Gestos na Santa Missa - Parte II - Missa Tridentina - Livreto
Versão:
Miscelânia
Tamanho: 0 Bytes
Data: 22/01/2010
Teologia das Virtudes Ascéticas (e-book)
Versão:
Teologia e Escritos
Tamanho: 607 KB
Data: 23/09/2008
Índice do Fórum PASTORALIS
   Teologia e Doutrina
  confissão comunitária?

Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico
  •  Avaliar tópico
      Avalie este tópico
      Excelente
      Bom
      Regular
      Ruim
      Péssimo
Enviado por Tópico
  •  Edilberto
      Edilberto
confissão comunitária?
Coroinha
Cadastrado em: 26/6/2006
De
Level : 3
Fé : 0 / 65
Esperança : 8 / 1554
Caridade : 62
Grupo:
Paroquianos
Caríssimos,

recentemente numa palestra em minha Igreja, perguntaram-me se a confissão comunitária era válida. respondi como o que eu sabia de direito canônico, aludindo ao conteúdo dos cânones 960 e 961, que dispõem ser a confissão individual o único modo ordinário de recepção do sacramento da penitencia. As exceções ficam por conta da necessidade grave e da existência de perigo de morte. Até mesmo nesses casos exceptivos, os fiéis devem recorrer à penitência individual tão logo possam.
Ocorre que depois da palestra, vim a saber que semana antes meu pároco havia feito uma celebração de confissão comunitária com algumas pessoas que tinham "vergonha" de se confessarem individualmente. Isso me causou um certo mal estar. Eu sei que o Catecismo da Igreja aconselha que os fiéis se preparem coletivamente para a penitência para depois receberem a aboslvição individual (CIC, 1482, veja-se também n. 1483 e 1484)o que não transforma essa cerimônia comunitária em sacramento, ela apenas prepara para a confissão individual.

A propósito, a Exortação Apóstólica do Papa Bento, "Sacramentum caritatis", afirma em seu parágrafo 21 que " A propósito, procure-se que, nas nossas igrejas, os confessionários sejam bem visíveis e expressivos do significado deste sacramento. Peço aos pastores que vigiem atentamente sobre a celebração do sacramento da Reconciliação, limitando a prática da absolvição geral exclusivamente aos casos previstos, permanecendo como forma ordinária de absolvição apenas a pessoal."

Queria saber se há alguma norma da CNBB a esse respeito, pois em minha diocese é muito comum ver o sacerdote dando absolvição a um grupo de penitentes e denominando a celebração de "confissão comunitária", quando - penso eu- deveria estar-se diante de uma celebração comunitária de preparação para a confissão, nos termos do n. 1482 e seguintes do CIC.

Ademais, isso é muito comum nas paróquias de vocês? A prática me parece contrária ao Magistério da Igreja.

Paz e bem.

Editado por Edilberto em 29/05/2007 15:20:28

Enviado em: 29/05/2007 15:14
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Re: confissão comunitária?
O Defensor
Cadastrado em: 11/3/2005
De Rio de Janeiro
Level : 32
Fé : 0 / 785
Esperança : 476 / 21544
Caridade : 40
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Comunicação
Moderação
Editoria Moral
Sociedade Católica
Caro irmão,

Não não há norma da CNBB e se houvesse seria inválida, pois ela não tem autoridade para legislar sobre sacramentos.

Tu estás certo. A confissão é individual com absolvição pessoal. A confissão comunitária encontra sua validade nas disposições mencionadas pelo cânon 961. Há inclusive o dever de confessar individualmente tão logo isto seja possível.

Outro ponto, só o Bispo pode julgar se há as condições para absolvição geral.

Sim, é comum em dioceses próximas à minha e sim é prática contrária ao Magistério.

Pax,

Enviado em: 29/05/2007 16:07
Administrador Apostólico
Cadastrado em: 05/3/2005
De
Level : 45
Fé : 220 / 1100
Esperança : 1131 / 30234
Caridade : 0
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração
aproveito o assunto para postar uma pequena reflexão que coloquei no orkut:

Citando:
Acho que assim como Deus estabelece uma relação pessoal com o homem, a confissão também deve ser feita, sempre que possível, de forma individual.

É um momento lindo que nenhum católico deveria abrir mão: como é gostoso sentir e presenciar a misericórdia de Deus ali tão acessível, utilizando aquele padre como seu canal/instrumento de perdão/reconciliação, e dando-nos a oportunidade de uma nova vida, de um novo começo.

Eu fico muito sentida por encontrar tão poucos padres realmente disponíveis para atenderem confissão e também para fazerem direcionamento espiritual.

Gostaria de aproveitar o assunto, e pedir para que todos nós colocássemos em nossas intenções de oração o pedido para que Deus faça crescer nos confessores a consciência de que eles são instrumentos preciosos de santificação das pessoas. Que seus corações se dilatem sempre mais para esta missão silenciosa e tão honrosa.

Desejo que nós católicos peçamos, cada vez mais, e com muita insistência e convicção: "Dai-nos santos sacerdotes, Senhor!"

Abraços,
Márcia

confissão comunitária deve ser feita apenas em casos muito extremos: guerra, perigo de morte, etc....

Editado por Marcia em 29/05/2007 20:57:14

.........
Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.
Enviado em: 29/05/2007 20:54
Espírito Franciscano
Cadastrado em: 15/3/2005
De São Paulo - SP
Level : 20
Fé : 0 / 491
Esperança : 166 / 13458
Caridade : 64
Grupo:
Conselho DIRETOR