English
Mãe de Deus e Jesus Cristo Pastoralis - 2 anos com você! Sua Santidade o Papa Bento XVI Vaticano - Santa Sé Concílio Vaticano II
Nome:   Senha:      Fazer cadastro

Bookmarks

Indicar isto em:

Últimos Posts

Mais Lidos

Intenções:

Top: Enciclopédia

Downloads

Teologia das Virtudes Ascéticas (e-book)
Versão:
Teologia e Escritos
Tamanho: 607 KB
Data: 23/09/2008
Submetido por: tht
Revista Virtual Salvem a Liturgia - 06
Versão:
Miscelânia
Tamanho: 0 Bytes
Data: 09/03/2010
Via Sacra 2010 - Salvem a Liturgia e Movimento Litúrgico
Versão:
Espiritualidade
Tamanho: 0 Bytes
Data: 19/02/2010
Índice do Fórum PASTORALIS
   Meu Diário Espiritual
  Diário Espiritual - Márcia Honda

Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico
1234...8>
  •  Avaliar tópico
      Avalie este tópico
      Excelente
      Bom
      Regular
      Ruim
      Péssimo
Enviado por Tópico Avaliado:  2 Votos
Diário Espiritual - Márcia Honda
Administrador Apostólico
Cadastrado em: 05/3/2005
De
Level : 45
Fé : 220 / 1100
Esperança : 1131 / 26387
Caridade : 0
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração
Hoje estava conversando com a Maria João e estávamos comentando sobre como foram as comemorações do nosso fim-de-ano. Comentamos principalmente sobre momentos felizes em família e esta conversa que tive com a Maria João me fez refletir sobre como o fim-de-ano é uma oportunidade para reunir a família (no meu caso, pais e irmãos que moram longe) e celebrar a Família, junto com o Deus que nasceu Menino no seio de uma Família. Fiquei pensando em como é importante reservar momentos para reviver em família a história de cada de um de nós... de fortalecer vínculos... de ter a consciência de que aquele momento é algo único... como seria bom se tivéssemos a coragem de criar mais momentos em família e que isto não fosse apenas "no-fim-de-ano-e-olhe-lá!"

Depois que ela desligou o MSN, lembrei-me desta fábula que conheci no show "Cartas Marcadas - Voz e Poesia" (Ivana Andrés, Evaldo Leoni e Luciano Luppi), e que gostaria de compartilhar com vocês:

Citando:

A ÁRVORE E O MENINO
Era uma vez um menino que gostava muito de ir brincar todos os dias ao redor de uma grande árvore. Ele gostava de subir até seu topo, comer seus frutos, e tirar um cochilo na sua sombra grande e fresca...

O menino amava aquela árvore e a árvore amava brincar com o menino. Mas o tempo foi passando e o menino estava crescendo e já não vinha mais brincar ao redor da árvore todos os dias.

Um belo dia, o menino veio ver a árvore, sua amiga. Ele parecia um pouco triste.

-- Venha brincar comigo, disse a árvore.

-- Eu não sou mais uma criancinha, nem brinco mais em volta das árvores, respondeu o menino.

-- Menino, você parece estar tão triste... o que eu poderia fazer para te deixar feliz?

-- O que eu gostaria mesmo, respondeu o menino, era de ter roupas bonitas e um tênis novo para sair com meus amigos, mas as preciso de dinheiro para comprá-lo.

-- Sinto muito, meu menino. Eu não possuo dinheiro... Mas se quiser, você pode pegar todos os meus frutos e vendê-los. Assim, você terá o dinheiro de que precisa.

O menino ficou muito contente. No mesmo instante, agarrou todos os frutos que pôde alcançar e foi embora alegremente. Depois de ter colhido os frutos, não voltou mais.A árvore foi ficando triste.

Um dia,depois de longa ausência, o menino apareceu outra vez. A árvore sentiu-se radiante.

-- Menino, venha brincar comigo, disse ela.

-- Não tenho tempo para brincar. Casei-me e tenho filhos... Tenho que trabalhar para minha família. Precisamos de uma casa para nos abrigar. Você pode me ajudar?

-- Sinto muito, meu menino. Não tenho uma casa para lhe dar. Mas se quiser, você pode cortar meus galhos para construir a sua casa.

Ao ouvir aquilo, o menino ficou feliz e cortou todos os galhos da grande árvore e partiu, satisfeito da vida. Por um momento, a árvore ficou feliz ao vê-lo tão contente. O menino, porém, não voltou a vê-la. A velha árvore ficou outra vez triste e sozinha.

Num dia quente de verão, o menino apareceu de volta. A árvore ficou maravilhada!

-- Menino, menino, Venha brincar comigo!

-- Meus filhos cresceram. Estou triste e ficando velho. O que eu gostaria mesmo é de ir viajar pelo mundo e descansar um pouco. Não tenho tempo para brincar com você, árvore!

A árvore parou e pensou... já não tinha mais frutos... não tinha mais galhos... e tristemente disse:

-- Por que você não usa meu tronco para fazer um barco para você velejar para bem longe e sentir-se mais feliz.

Assim, o menino cortou o tronco da árvore para construir um barco. E saiu velejando, não voltando a aparecer por longo tempo. Depois de uma ausência de muitos e muitos anos, o menino, finalmente, reapareceu.

-- Desculpe, meu menino, mas não tenho mais nada para lhe oferecer. Nem um único fruto para você..., disse a velha árvore.

-- Também não tenho mais dentes para morder, respondeu o menino.

-- Nem posso te oferecer mais o meu tronco para você subir...

-- Deixa pra lá, árvore, pois estou velho demais para isso!

-- Não posso lhe dar mais nada... a única coisa que me resta são as minhas raízes, que estão morrendo, disse a velha árvore, entre lágrimas.

-- Não preciso de muita coisa, agora - apenas um lugar para descansar. Estou muito cansado, depois de todos esses anos.

E o menino sentou no toco da árvore para descansar... e ela finalmente ficou feliz.

Quando ouvi esta fábula, logo associei a imagem da árvore com tudo o que o papai e a mamãe fizeram e ainda fazem por mim. Acredito que nem marido/esposa ou filhos ou amigos ou irmãos podem ter um amor tão grande por nós. O amor e a doação dos nossos pais só não é maior que o amor de Deus por nós. Tenho que ser mais consciente disto.

Rezem por mim.

Beijinhos,
Marcia

.........
Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.
Enviado em: 01/01/2006 21:33
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Re: Diário Espiritual - Márcia Honda
Webmaster
Cadastrado em: 01/2/2005
De Valinhos SP
Level : 19
Fé : 0 / 471
Esperança : 153 / 11441
Caridade : 87
Grupo:
Conselho DIRETOR
Comunicação
Místicos
Editoria de Liturgia
Clérigo
Capelania Pastoralis
Pároco Virtual
Comunidade de Oração
Querida Marcinha

Belíssima sua partilha nascida da virada do ano e seus festejos.

Nossa irmã Maria João é um doce e Pequena do Senhor Deus. Só seu testemunho da partilha com ela deste sentimento sobre o encontro dos familiares na passagem de ano me fazem pensar sobre os desígnios de Deus que ainda nos permite ter este nosso encontro, imperfeito, pois por meios digitais, mas grandioso pois nascente de uma mesma fé que faz na imperfeição da web dialogarmos sobre aquele que nos dá a graça do encontro.

Muito linda e reflexiva a fábula. Confesso-lhe que me deixou com um leve sentimento de tristeza. Então pensei que mesmo na nossa condição pecadora e imperfeita ainda assim se nos deixarmos nas mãos do Divino Maestro sempre teremos onde descansar. Não pro nossa graça ou desejo, mas pelo simples fato de que Deus nos ama e só por isso devemos ser eternamente gratos.

Obrigado pela partilha.

Deus lhe abençoe
Enviado em: 24/01/2006 12:44
Administrador Apostólico
De
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração
Querido Pe Rodrigo, obrigada pela mensagem! Gostei muito, mas não foi a intenção deixar um pouco de sentimento de tristeza, viu?

Voltando ao diário: realmente em Deus nós podemos encontrar o repouso para nossa alma tão agitada e as respostas aos questionamentos que nos deixam tão a nossa mente tão ansiosa.

Gosto de refletir sobre esta inquietude, pois na verdade, é ela quem me faz concluir que, tal como o ponteiro de uma bússola que aponta sempre para a mesma direção, a tão desejada paz interior só pode ser encontrada em Deus.

Abrindo um parêntesis, fico encantada em como é fascinante estar diante de Jesus no Sacrário (nem que seja por poucos segundos ou por horas). É fascinante sentir tão forte o coração ser abraçado por Deus e sentir Jesus nos invadindo com sua paz. Beber da água que Ele nos oferece... Sentir Ele nos dando sombra e descanso... fico imaginando em como será a vida eterna diante de Deus e como será estar sempre naquele estado de paz.

Acho que é desta saudade de uma vida plena com Ele que nascem nossas inquietudes, pois nosso coração quer estar no seu estado natural de paz e de silêncio interior.

Queria viver cada dia mais consciente da minha necessidade de Deus e da Sua infinita Misericórdia para comigo, pois apesar de todos os meus erros, fracassos, teimosias e pecados, Ele insiste em fazer doer esta inquietude e esta saudade de retornar aos seus braços.

Por favor, rezem por mim.

Um grande abraço,
Marcia

Saudades do Céu
(Pe Fábio de Melo, scj)

O meu coração não cabe em mim
Vai mais longe, vai procurar outro lugar
Além do que posso ver, tocar
Foi feito pra ir bem mais além
Além do que posso compreender
Transcende o que sou, na rota do eterno quer seguir

Não posso negar
O meu coração tem saudades do céu
Do brilho que nasce dos olhos de Deus
Lareiras de amor que aquecem meu ser

Deseja voltar
Entrar nas varandas do santo lugar
Nos braços de Deus ver nascer as manhãs
Ouvir seus segredos sem nada dizer

Mas sabe esperar
E busca fazer este céu ser aqui
Até vir o dia em que vai retornar
E como criança a dizer:
Meu Pai, eu senti tanta saudade!

.........
Enviado em: 25/01/2006 06:31
Administrador Apostólico
De
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração
É impressionante como as decisões e os fatos mais dolorosos da nossa vida não dependem de nós: sã coisas que nos fazem sentir solidão... abandono... incapacidade... medo... impressionante como Deus age misteriosamente nestes momentos, dirigindo nossas existências, fazendo-nos por vezes provar a dor para que reconheçamos o Bem.

É impressionante como é difícil abandonar o pecado, especialmente aqueles "de estimação". O diabo sabe exatamente onde está nosso calcanhar de Aquiles... conhece nossas fraquezas e atua exatamente nelas. ele sabe como nos fazer sentir subjugados e incapazes.

É impressionante como nossas vaidades nos controlam, e chega a ser um esforço heróico dominar nossos luxos, prazeres e vontade. É impressionante como vivemos em certa "moleza e preguiça espiritual".

É impressionante como nossa vida é curta: como diria Sta Terezinha, a nossa vida é um instante entre duas eternidades. A nossa vida é apenas um flash... mas quando paro a vejo a minha vida vejo que é tão curta para fazer o bem e tão longa para pecar. Vejo a minha coleção de pecados e falhas, e percebo ali o quanto Deus tem usado de misericórdia e compaixão para comigo. Ao ver todas as vezes que magoei Deus, com minha insensibilidade e egoísmo, vejo o quanto seu amor é grande, pois apesar de tudo, ali está disponível o caminho aberto para a graça.Apesar de tudo, Ele está de braços abertos esperando a minha volta.

É impressionante como é difícil reconhecer a atuação da misericórdia de Deus nas situações negativas.

Realmente, é impressionante! Que Deus, nosso Sumo Bem, tenha misericórdia de nós.

Abraço,
Marcia

.........
Enviado em: 25/01/2006 07:25
Administrador Apostólico
De
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração
"A vida é um instante entre duas eternidades"

Essas palavras de Santa Terezinha não me saem da cabeça... hoje eu penso que se morresse hoje, teria muita coisa inacabada na minha vida. Acho que acostumei a viver, e muitas vezes esqueci daquilo que é essencial... fiquei vivendo com o motor ligado no piloto automático, e acabei apenas passando pelos dias sem viver... dia após dia, numa seqüência rotineira... de novo e de novo...

nesta rotina, acabei perdendo a sensibilidade para o que é mal e para o que é bem... o mal passa a ser até aceitável... o bem passa a ser quase que um fardo...

nesta rotina, muitas vezes me afastei de Deus e vivi como se minha vida terrena fosse eterna... algumas vezes fiz coisas que magoaram pessoas que me amavam de verdade (pais, irmãos, marido, amigos) e até coisas contra Aquele que me ama mais que todos, com um amor incompreensível à minha pobre racionalidade.

nesta rotina, percebi que muitas vezes deixei de enxergar o ser humano que se esconde atrás dos rótulos (esse é o porteiro; essa é a secretária; aquele é o eletricista; essa é a recepcionista; o outro é o diretor; esse é o chefe; aquela é a mulher do zelador; etc). Percebi que na minha vida, muitas pessoas conhecidas não têm nomes... e são pessoas que convivem comigo e que eu tão desumanamente não me preocupei nem em memorizar os seus nomes... esqueci-me de me preocupar com o ser humano que se esconde atrás dos rótulos ou dos uniformes... mas o pior de tudo é que deixei de enxergar o Ser Divino que se esconde dentro de cada um deles... péssimo isto... muito péssimo...

nesta rotina, percebi que muitas vezes transgredi conscientemente a vontade de Deus, e muitas outras vezes não transgredi porque minha incompetência foi tamanha que eu tentei mas não consegui... seria cômico, se isto não fosse tão terrível e tão mal.

nesta rotina que muitas vezes me consumiu, acabei esquecendo de outra vida... acabei esquecendo de Deus... acabei esquecendo de brincar com minha cachorrinha... acabei me esquecendo de me preocupar com as pessoas... acabei deixando de ligar para as pessoas amadas... acabei perdendo eu mesma em algum lugar e tudo aquilo que realmente é essencial, também ficou fazendo parte de uma vida ligada no piloto automático.

A conclusão que eu cheguei hoje é que o piloto automático me faz viver como se estivesse morta, e o pior de tudo, me faz viver sem ter a real consciência da morte. Se eu realmente entendesse que a qualquer momento o Noivo pode bater à porta, seria como uma das virgens prudente que mantém azeite da lamparina (Mt 25, 1-13)...

Que Deus use de sua Misericórdia em nossas vidas, e que nós também saibamos reconhecê-la.

Beijinhos,
Marcia

.........
Enviado em: 26/01/2006 02:12
Espírito Franciscano
Cadastrado em: 15/3/2005
De São Paulo - SP
Level : 20
Fé : 0 / 491
Esperança : 166 / 11737
Caridade : 64
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Comunicação
Místicos
Moderação
Editoria de Liturgia
Comunidade de Oração
Sociedade Católica

Pegadas na areia

Uma noite tive um sonho.
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor.
Através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava,
percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia,
um era o meu e o outro era do Senhor.

Quando a última cena de minha vida passou diante de nós,
olhei para trás, para as pegadas na areia,
e notei que muitas vezes no caminho da minha vida
ficara apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isso acontecera no momentos mais difíceis
e angustiosos do meu viver.
Isso aborreceu-me deveras, e perguntei então ao Senhor:

"Senhor, tu me disseste que,
uma vez que eu resolvi te seguir,
tu andarias sempre comigo,todo o caminho,
mas notei que durante as maiores atribulações do meu viver,
havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par e pegadas.
Não compreendo porque nas horas
que mais necessitava de ti, tu me deixastes."

O Senhor respondeu:

"Meu precioso filho.
Eu te amo e jamais te deixaria
nas horas da tua prova e do teu sofrimento.

Quando vistes na areia, apenas um par de pegadas,
foi exatamente aí, que eu te carregava nos braços."

Autor desconhecido.
Enviado em: 26/01/2006 02:48
Administrador Apostólico
De
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração
"Aquele que a mente não pode compreender, o coração pode abraçar." (Autor anônimo, em "A Nuvem do Não-Saber")

Eu acho essa frase simplesmente genial! Já fiquei, por muito tempo, meditando sobre ela sem conseguir colocar ou tirar uma vírgula. Esta frase é tão genial que me emociona.

Eu me sinto uma privilegiada, quando diante do Senhor no Santíssimo, eu vejo que apesar de tudo Ele faz do meu coração o seu Sacrário e me permite aproximar dEle de forma tão íntima.

Fico impressionada como um Deus tão grande permite que o abracemos com o nosso coração... e como um Deus tão Onipotente nos quer conectados a Ele simplesmente pelas vias do coração... Ele não nos obriga a nada... Ele quer simplesmente que o nosso amor nos faça dizer "sim" ao amor infinito que Ele nos oferece incondicionalmente. E ainda assim como é difícil dizer "sim"...

Por favor, rezem por mim!

Abraços,
Marcia

Editado por Marcia em 29/01/2006 20:49:02

.........
Enviado em: 29/01/2006 20:47
Administrador Apostólico
De
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração
"Ó Luz Serena, que brilha no
Solo do meu ser,
Atrai-me para ti,
Tira-me das armadilhas dos sentidos,
Dos Labirintos da mente,
Liberta-me de símbolos, de palavras,
Que eu descubra
O Significado
A Palavra Não Dita
Na escuridão
Que vela o solo do meu ser. Amém."

fonte: Oração Centrante

Editado por Marcia em 31/01/2006 23:08:21

.........
Enviado em: 31/01/2006 14:28
Administrador Apostólico
De
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração

Vocês podem estar achando que eu sou uma tia coruja (... e vocês estão cobertos de razão!), mas quando fico olhando para o meu sobrinho, eu fico pensando em como um Deus tão grande pode se ocupar com cada pequena criatura com tanto zelo.

Olho para meu sobrinho e vejo como é grande o amor de Deus por ele, por tê-lo criado com tanta perfeição e ter se preocupado com tantos detalhes tão pequenininhos. É apaixonante ver uma pessoinha crescendo e mais apaixonante é reconhecer nele um pouquinho de todas as pessoas que amamos.

Precisamos mesmo dar graças ao Bom Deus, pois a vida é mesmo algo inexplicável!

.........
Enviado em: 31/01/2006 14:30
Administrador Apostólico
De
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração

Hoje estava pensando em alguns provérbios para postar no fórum do Pastoralis, e lembrei-me de um provérbio hindu que dizia "A árvore não nega a sua sombra nem ao lenhador"... e fiquei pensando que na verdade foi isto que Jesus pediu para nós: para amarmos incondicionalmente.. para não nos negarmos aos outros... para não economizarmos nossos talentos não importando quem usufruirá dos nossos frutos...

Fiquei pensando em como é fácil amar nossos amigos; amar quem nos ama; amar quem é bonito; amar pessoas agradáveis, alegres, cheias de vida;...
e como é difícil amar quem nos machuca; quem nos trai; quem nos decepciona; quem é feio; quem é diferente; quem é amargo; quem não nos ama; ...

Lembrei-me de Jesus que morreu por todos nós e não apenas por aqueles que o amavam e que ainda o amariam... mas por todos... e me envergonha como eu tenho grande dificuldade de oferecer minha sombra a todos incondicionalmente... me envergonha que o que eu chamo de amor é, na verdade, algo cheio de reservas, muito longe de ser um amor um pouco parecido com o amor incondicional de Jesus... não sou árvore de sombra fechada... a minha sombra ainda deixa passar o sol e não me permite dar abrigo a todos, mas somente a alguns...

Preciso deixar crescer meus galhos, aumentar a minha fé, até que chegue o dia em que eu consiga também oferecer minha sombra ao lenhador...

Abraços,
Marcia

Editado por Marcia em 05/02/2006 23:14:08
Editado por Marcia em 05/02/2006 23:18:18

.........
Enviado em: 05/02/2006 23:12
 Topo   Tópico anterior   Próximo tópico
1234...8>