English
Mãe de Deus e Jesus Cristo Pastoralis - 2 anos com você! Sua Santidade o Papa Bento XVI Vaticano - Santa Sé Concílio Vaticano II
Nome:   Senha:      Fazer cadastro

Bookmarks

Indicar isto em:

Últimos Posts

Mais Lidos

Intenções:

Top: Enciclopédia

Downloads

Revista Virtual Salvem a Liturgia - 06
Versão:
Miscelânia
Tamanho: 0 Bytes
Data: 09/03/2010
Submetido por: tht
Via Sacra 2010 - Salvem a Liturgia e Movimento Litúrgico
Versão:
Espiritualidade
Data: 19/02/2010
Gestos na Santa Missa - Parte II - Missa Tridentina - Livreto
Versão:
Miscelânia
Data: 22/01/2010
Índice do Fórum PASTORALIS
   Meu Diário Espiritual
  Diário espiritual de Pedro Gontijo

Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico
123>
  •  Avaliar tópico
      Avalie este tópico
      Excelente
      Bom
      Regular
      Ruim
      Péssimo
Enviado por Tópico Avaliado:  1 Votos
Diário espiritual de Pedro Gontijo
O músico
Cadastrado em: 16/3/2005
De Brasília
Level : 10
Fé : 0 / 230
Esperança : 41 / 3693
Caridade : 22
Grupo:
Paroquianos
Místicos
AUXILIAR do Conselho
Na paz e no bem de Nosso Senhor Jesus Cristo

Brasília, dia de São João Clímaco

Este é meu diário espiritual aberto, onde escrevo do espírito com o espírito. É aberto porque, como meus pensamentos, sempre haverá aquilo que escrevo para não ser lido.

Sempre há motivos para se manter um diário. Em primeiro lugar, amo escrever. Penso demais, minha escrita são meus pensamentos, uma forma de externá-los. Segundo, sempre tenho tempo para escrever, não importa quão ocupado esteja. Amo partilhar, mostrar o que sinto e escrevo, às vezes correndo o risco de me expor demais. Várias vezes escrevi várias linhas que seriam estritamente particulares e acabei mostrando-as para um monte de gente. Isso para mim mostra ao mesmo tempo uma fraqueza e uma simplicidade desapegada.

Tenho um diário de leitura bíblica, mas a minha determinação para ler a Sagrada Escritura anda em baixa (inclusive peço oração para ajudar a mudar esse comportamento). Um diário espiritual é bom por dar espaço a mais partilha, o que não acontece no meu diário bíblico largado às aranhas; no último há apenas referências breves do que leio, enquanto no primeiro posso fazer uma verdadeira orientação espiritual.

O que gostaria de deixar nesta primeira entrada, sem mais divagações, é que mesmo dando grande importância à experiência de "escrever do espírito com o espírito", nunca poderei exprimir o que de fato quero, como de fato quero. A espiritualidade é antes de tudo sentida e vivida, e depois partilhada. A primeira vivência dá o primeiro exemplo, a partilha o reforça. Ao fim, a escrita me é senão um parto quase bastardo, algo que deve ser largado pela catarse sem pensar em revisões -- pois aí seriam intermináveis -- sem idas e voltas, como fotografia em filme: tira-se a foto uma vez, não a confere, torce para que tenha saído boa, olha o resultado da revelação e só se volta ao papel depois de esquecê-lo um tempo no álbum. Como escrevi certa vez,

escrevo porque não tenho escolha. Escrevo porque as pessoas assim o precisam, o ofício assim o exige, porque assim mo acontece. Por mim, sentia só, em música sem verbo, sorriso sem fala, os olhos apertados de alegria.

Meus olhos apertam-se de alegria somente em Deus meu Salvador. É uma graça que Ele me concede e não posso descrevê-la, apenas pô-la em prática. A alegria é um carisma franciscano, e ela apenas me chega no tempo certo. Portanto, não leiam este diário como se finalmente conhecessem minha alma. Procurem fazer isso ao encontrarem-me pessoalmente, alegrarem-se comigo nas minhas virtudes, reprovar meus defeitos, serem comigo, na paz e no bem.

Ecce Crux Domini, fugite partes adversae: vicit Leo de Tribu Iuda!

Nos autem praedicamus Christum crucifixum, Iudaeis quidem scandalum, gentibus autem stultitiam - I Cor 1, 23
Enviado em: 30/03/2005 17:23
Criar PDF com esta mensagem Imprimir
Re: Diário espiritual de Pedro Gontijo
Administrador Apostólico
Cadastrado em: 05/3/2005
De
Level : 45
Fé : 440 / 1100
Esperança : 1130 / 17724
Caridade : 0
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração
Oi Pedro,

Fico feliz que você tenha decidido escrever seu diário espiritual e partilhar conosco suas experiências.

Quanto a esta oportunidade que você, o Renato e o Naldus estão nos dando de crescer na fé junto com vocês, eu só tenho a agradecer. Com toda certeza colocarei vocês em minhas orações, para que se tornem modelos de santidade.

Fique com meu abraço e o meu carinho,
Márcia

Editado por Marcia em 30/03/2005 18:33:42

.........
Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.
Enviado em: 30/03/2005 18:27
O músico
De Brasília
Grupo:
Paroquianos
Místicos
AUXILIAR do Conselho
Brasília, 05/04/2005
Dia de Santo Antônio Maria Zaccaria

Iniciei este diário aos 30 dias de abril, três dias antes do falecimento do Santo Padre o Papa João Paulo II. Antes das reflexões sobre a sucessão de Pedro -- apóstolo especialmente querido por mim muito por ser meu homônimo e, assim, ter uma certa identificação com ele -- a Igreja e a missão evangelizadora na Terra, a passagem do Papa trouxe-me o resultado de uma quaresma sofrida e de uma Páscoa alegre, ainda que eu estivesse um pouco inerte em pensamento durante a Semana Santa. Inerte porque as coisas do espírito não se resolvem rápido, demoram-se nas nossas dúvidas e deliciam-se no aprendizado.

A quaresma foi sofrida porque o sofrimento é uma veia de aprendizagem. Há alguns meses retomei ensinamentos de São Padre Pio sobre o sofrimento, muito iluminadores, que exprimem um pouco o que penso do sofrer (colocarei as frases neste diário posteriormente). O sofrimento foi devido à frustração com minhas próprias limitações e fraquezas, algo que inclusive comentei em um tópico neste fórum. Se foi me dada a oportunidade de conhecer a Deus e Seus caminhos, também me é mostrada a impossibilidade de seguí-los e a cobrança fortíssima que coloco sobre mim mesmo nessa situação. A cobrança frustra nosso desejo de santidade, e pode ser tão destruidora quanto as tentações e os maus-caminhos do mundo. Nessa quaresma vi-me então frustrado com essas cobranças, chegando a escrever num retiro franciscano:

Eu já penso chorando para minha alma neste tempo de enfrentar as tribulações [i.e. o tempo da quaresma] (...). O choro é de quaresma, de deserto, lágrimas do enfrentamento de mim mesmo, ao saber que diante da imensidão de Deus não posso conter-me n'Ele. Falham-me a fé, a confiança, a esperança e a fortaleza, resta-me apenas a alegria de n'Ele ser, com toda a minha fraqueza. É Ele, não eu, somente ele o responsável pela forte alegria que se pode encontrar em mim por meio de Seu Amor: incômodo mas verdadeiro, ferino mas consolador; machuca na sua sinceridade, mas regenera na sua misericórdia.

Isso foi pouco antes do Domingo Laetare, num momento que começo a achar a quaresma longa demais para certas reflexões. A partir desse tempo percebi a alegria franciscana em justamente ser menor, a alegria descrita em seguida:

Já Deus, o Bem Verdadeiro, o Sumo Bem, faz-me passar por esta experiência das minhas virtudes contra minhas limitações, no Amor que fere a razão ignorante para mostrar Sua Perfeição.

... que é a alegria pascal, da vida nova no Cristo Ressucitado. É também a alegria encontrada na passagem do nosso Santo Padre, superada a dor da despedida e da saudade, atingindo-se a felicidade na esperança da ressurreição, como oramos neste tempo pascal com o Regina Caeli.

Na prática, posso dizer que tudo isso me traz a capacidade, não por meus méritos mas pela graça divina, de passar pelos sofrimentos com serenidade, suportar as limitações do próximo, enfrentar o trânsito e as reclamações, lidar com o trabalho e o estudo, suportar a ignorância, crescer na fé. Obviamente, nenhuma conquista é definitiva.

Paz e Bem.

Editado por pedrogm em 08/04/2005 14:45:29

Nos autem praedicamus Christum crucifixum, Iudaeis quidem scandalum, gentibus autem stultitiam - I Cor 1, 23
Enviado em: 05/04/2005 17:15
O músico
De Brasília
Grupo:
Paroquianos
Místicos
AUXILIAR do Conselho
Brasília, 06/04/05
Dia de São Marcelino, mártir

Se alguém intercedeu por mim para retomar o estudo da Bíblia, a oração teve resultado anteontem. Fiz a leitura e reflexão por cerca de meia-hora, ainda que a preguiça me acometa, que a falta de prioridade à Sagrada Escritura também, e eu tenha falhado ontem. É apenas mais um pequeno passo que, como os outros, deve ser conservado e continuado.

Escrevi ontem "superada a dor da despedida e da saudade" do Santo Padre. Queria dizer "relevada" ou "aceita", porque ainda não a superei. Quero meu papa de volta. Ainda estou abalado e terei muitas saudades do vovô querido. Isso não me tira a felicidade que na terra é refletida do Céu, porém me pega às vezes de surpresa, apertando o coração.

Fico feliz em perceber em pequenas coisas do dia a alegria franciscana que sempre peço para viver. Hoje foram alguns momentos: carregar a pasta para alguém obrigado a ficar de pé no ônibus cheio; ser quase automaticamente gentil e sorrisos para o caixa do banco, mesmo depois de um bom tempo na fila, e receber mais gentileza e sorrisos de volta. Isso contrapõe-se com a falta de paciência que tenho com pessoas próximas ou com as quais tenho de conviver quando não atendem minhas exigências silenciosas quanto ao que devem falar, fazer, pensar. É tudo muito quieto, silencioso, a digladiar-se na minha mente e espírito. Superações nascidas na quaresma, mortas na Paixão, ressucitadas na Páscoa.

Agora estou no aguardo, na vigília medrosa dos apóstolos, esperando o Advogado que se porá ao meu lado...

Paz e Bem.

Enviado em: 06/04/2005 16:01
Administrador Apostólico
Cadastrado em: 05/3/2005
De
Level : 45
Fé : 440 / 1100
Esperança : 1130 / 17724
Caridade : 0
Grupo:
Conselho DIRETOR
Paroquianos
Moderação
Editoria de Liturgia
Capelania Pastoralis
AUXILIAR do Conselho
CONFIDENTE do Conselho
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração
Pedro, sinceramente fico comovida com seu esforço do dia-a-dia em fazer todas estas coisas pequenas e simples, mas que para efeitos de auto-educação e santificação são muito importantes. Agradeço o exemplo.

Continuarei acompanhando você em oração e por favor, não se esqueça de mim nas suas, ok?

Abraços,
Marcia

.........
Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.
Enviado em: 07/04/2005 12:31
Webmaster
Cadastrado em: 01/2/2005
De Valinhos SP
Level : 19
Fé : 0 / 471
Esperança : 153 / 7725
Caridade : 87
Grupo:
Conselho DIRETOR
Comunicação
Místicos
Editoria de Liturgia
Clérigo
Capelania Pastoralis
Pároco Virtual
Comunidade de Oração
Querido irmão Pedro

O menor gesto de amor, assim como uma gota de orvalho, é capaz de tranformar o mundo.

As gotas de orvalho que nos foram dadas por Deus nos gestos e palavras eloquentes do Santo Padre João Paulo II é motivo de jubilo para todo o cristianismo e com certeza deixa um sentimento de perda em nossa coração carnal; porém, também preenche de forma incrivelmente nosso espírito - motivo para muita alegria.

Que Deus lhe abençoe e também a toda a nossa Santa Igreja.
Enviado em: 11/04/2005 12:47
O músico
De Brasília
Grupo:
Paroquianos
Místicos
AUXILIAR do Conselho
Brasília, 11/04/05

Dia de Santo Estanislau, bispo e mártir

Mais sobre o amor

Antes de tudo, gostaria de agradecer as orações e os comentários. A partilha é via dupla de santificação, e sinto isso na minha própria alma.

Reli o que escrevi sobre a alegria em ser em Deus diante das fraquezas, a alegria franciscana, e gostaria de falar mais sobre isso. Confesso que tenho medo de ser prolixo, mas não deixarei de tentar.

Esta semana uma amiga querida me apareceu radiante, após alguns meses relativamente distante. Ela não havia sumido, inclusive a encontrei várias vezes, mas conversávamos pouco para quem tem cinco anos de amizade, como quem encontra um conhecido na rua. Na última sexta ela declarou a mim que escolheu amar sem esperar nada em troca, apegando-se fervorosamente a Deus, à família e aos amigos. Disse a ela que estava muito feliz por isso, e que tinha a impressão de que ela passava por algo parecido que me aconteceu há um ano.

Ano passado tive uma espécie de epifania. Ela surgiu em fins de 2003 e revelou-se completamente em meados de 2004. Essa revelação, posta em palavras, parece bastante simples: percebi como praticar de fato o amor ao próximo. O ágape me fora revelado, sem mais nem menos, e passei a olhar as pessoas mais próximas com esse amor. Depois, as não tão próximas, e agora, passadas inúmeras provações e dificuldades com essa epifania, amo as pessoas na rua e no supermercado. Por pobreza de vocabulário, soa estranho falar "amo essas pessoas", mas "amar" é o verbo mais próximo daquilo que sinto.

Há algum tempo comentei com essa amiga minha experiência, e quando conversamos esta semana relembrei-lhe isso, e ela se identificou. Nós dois também lembramos as consequências da vivência desse amor; é difícil praticá-lo frente as inseguranças, confusões, exageros e reações nossas e dos outros. Não se trata apenas de um questão espiritual, é emocional e psicologicamente delicado, até perigoso, lidar com esse amor. Amar é também uma cruz, em perfeita consonância ao chamado que Cristo nos faz: amar a Deus e ao próximo -- no que o Amor é o mesmo -- o que exige largar tudo, carregar a cruz, enfrentar o caminho difícil. Quem ama tem dificuldade em saber até onde vai esse amor na prática (especialmente com alguém do sexo oposto), em encontrar respostas no outro, em entender o que se passa com os próprios sentimentos. Quem ama não pode exigir ser amado em retorno, ser compreendido em seu amor e suas fraquezas, quando causa decepções e frustrações.

Minha amiga tem experimentado isso (até onde sei) há algumas semanas, talvez meses, em idas e vindas. Eu vivo isso há mais de um ano, também em idas e vindas, o que não significa nada além de mais trabalho para mim: trabalho nas conquistas e graças, não por meus méritos mas pela Misericórdia Divina; trabalho nas quedas e frustrações. E tudo isso, estranhamente à lógica humana, é fonte de felicidade. Felicidade em Deus, felicidade como em São Francisco.

Paz e Bem.

Enviado em: 11/04/2005 17:05
Coroinha
Cadastrado em: 15/3/2005
De Goiânia
Level : 3
Fé : 0 / 63
Esperança : 7 / 1011
Caridade : 52
Grupo:
Paroquianos
Místicos
Que lindo, meu nindu...rs...

Realmente, amar não é algo fácil, mas é algo maravilhoso.

Acho que estou experimentando esta graça também e posso afirmar: é maravilhoso, mas muito custoso.

Maravilhoso porque é muito bom olharmos para alguém que nos xingou e simplesmente amá-las. Custoso porque muitas vezes amamamos demais algumas pessoas que nem se importam, e muitas vezes isso machuca nosso humano.

Mas sabe o que é mais lindo nisso tudo? Que o amor basta e é maior que qualquer tristeza! Estamos nos unindo ao Sacrifício de Nosso Senhor amando sem medida e sem esperar algo em troca, pois foi exatamente o que Ele fez ao se entregar na Cruz: Simplesmente amou, se entregou e sofreu devido aos maus tratos daqueles a quem Ele amava e salvava.

O amor está acima de tudo, pois o amor é o próprio Deus.

"É preciso amar, amar, amar e nada mais."(São Pe. Pio)

In Corde Iesu et Mariae
Enviado em: 11/04/2005 18:02
O músico
De Brasília
Grupo:
Paroquianos
Místicos
AUXILIAR do Conselho
Brasília, 17/04/05

Dia de Santo Aniceto, papa

Cansaço

Outro dia um amigo me falou algo sobre o Santo Padre: "Imagina que maravilha! Ele não sente mais dor, nem cansaço, nem fome, nem sede. Está apenas na Glória do Pai!" É mesmo, ele está apenas em Deus, uma simplicidade maravilhosa e impossível para nós por enquanto. Aqui, nos temos de enfrentar muita coisa ainda.

Eu tenho para mim que a vocação leiga é em vários sentidos mais trabalhosa e desfiadora que muitas vocações religiosas. Penso assim talvez por ser a vocação que eu sinto na pele. Nós vivemos no mundo como São Paulo nos lembra, não podemos nos alienar dele ainda que não nos deixemos seduzir por ele. Aqui no mundo trabalhamos, enfrentamos as tentações que nos vêm como normalidades, levamo-nos à rispidez e à competição. Isso obviamente cansa.

O cansaço que tenho enfrentado é menos físico e psicológico do que espiritual. Cansei da alma orante, da fé questionadora, do aprendizado, do esforço. Tenho tendência à letargia, e preciso de um esforço que me parece muito grande para tomar a iniciativa e continuar caminhando.

Dizer "cansei disso" não significa "desisti disso". Eu não desisti de nada, apenas não tenho suportado meu próprio esforço por enquanto. Como exemplo, medito (ou tento meditar) o terço todos os dias. Ultimamente não recito mais as orações, mas mantenho o coração em meditação enquanto passo as contas. Lembro-me de São Padre Pio, que dizia não conseguir rezar com as palavras, mas entrava de toda a alma na oração, e mesmo assim não largava o rosário dos dedos. As ave-marias do santo deviam ser grandes festas silenciosas em seu coração. Mas sinto-me cansado até de meditar...

Isso não é fraqueza de fé, é fraqueza no espírito. De certa forma, fraqueza psicológica e até física. Penso às vezes mais que tudo quando rezo, e pensar cansa. Quando eu não tiver mais nada e apenas estiver na presença do Senhor, não haverá o cansaço, e a simplicidade de Deus reinará.

Enviado em: 17/04/2005 12:02
Sub-diácono
Cadastrado em: 26/2/2005
De Brasília
Level : 23
Fé : 0 / 562
Esperança : 222 / 9098
Caridade : 50
Grupo:
Paroquianos
Místicos
AMIGOS do Conselho
Comunidade de Oração
Irmão,

vejo no seu "desabafar espiritual" as dificuldades cotidianas de rezar, e de estar com a vida espiritual sempre no mais pleno vigor, já que se apresente cansado e abatido.

Mas é muito bom saber que você tem consciência disse e que como um cristão vencedor, que carregar sua cruz, você tem no coração o amor pelas coisas do Pai.

Você é músico, certo? Então estou falando para a pessoa certa. Com certeza você conhece o grande sábio contemporâneo Walmir Alencar. Então, conhece tb a Imagem e Semelhança? Um techo da música é minha mensagem pra você.

"A MENOR INTENÇÃO DE SER MELHOR JÁ É AMOR, DESDE UM SORRISO A UM OLHAR, SIM É AMOR"

Mesmo na minha pequenes e na minha dificuldade de chegar a Deus, estou rezando por você. Um grande abraço

Em Cristo

João
Enviado em: 31/05/2005 10:53
 Topo   Tópico anterior   Próximo tópico
123>